Sou fã de Alexandre Garcia, atua com imparcialidade, mesmo trabalhando na Globo. Neste vídeo ele comenta a falta de médicos no interior do Brasil. Este é um problema que há tempos aflige tais locais, e também sempre foi desprezado ou remendado pelo poder público.
O Brasil é um país com grande quantidade de médicos, e é o país com o maior número de escolas médicas do mundo. Sem considerar tais dados, os governantes insistem em abrir mais vagas para o curso de medicina afim de sanar a escassez interiorana. Se esquecem de investir em infraestrutura e condições dignas de trabalho para o médico, repelindo esses para as capitais, onde estão concentrados.
Recentemente o governo fez um plano para que médicos recém-formados trabalhem no PSF do interior e em troca recebem pontuação extra nas provas de residência médica. O resultado obviamente é mais um revez para a saúde, com prejuízos de todos os lados. Primeiro, acaba com o mérito acadêmico, e pessoas com menor score irão ocupar a vaga de especialista de pessoas mais capacitadas. Segundo, oferece aos habitantes do interior assistência de médicos recém-formados que ficarão por tempo limitado atendendo a atenção básica, e depois irão voltar para os grandes centros, sem criar vínculo com a população.
Alguém está fazendo isso errado!
Nenhum comentário:
Postar um comentário